16.10.14

Dia Mundial da Alimentação

Não sendo eu uma grande entendida em nutrição (nunca fui a um nutricionista), considero que sei o que é comer de forma saudável. Felizmente cresci numa casa em que sempre se comeu muito bem, os meus pais sempre nos ensinaram (e deram) o que nos fazia melhor. E como é de pequenino que se torce o pepino, crescemos com bons hábitos alimentares, aprendemos a longo do nosso crescimento a comer bem. E este processo, desde pequeno, é muito importante. Não digo que quem não cresce com bons hábitos alimentares não possa altera-los no futuro, mas com certeza que é muito mais difícil, envolve mais sacrifícios e é necessária muita força de vontade. No entanto, todos os sacrifícios que possam estar envolvidos valem muito a pena. Comer bem transparece para fora, faz-nos sentir e ficar mais bonitas(os), com melhor aspecto, um ar mais cuidado e verdadeiramente saudável.

Eu adoro comer bem e esta é uma atividade que me dá realmente prazer. Adoro saber que tenho o(s) meu(s) prato(s) preferido(s) à minha espera, adoro petiscar, quase não há doce de que não goste, sonho com a mesa dos queijos nos casamentos, e por aí fora! Sou um bom-garfo e gosto disso. Contudo (mas porquê é que tem de haver sempre um mas!? Não pode ser tudo simplesmente perfeito??), e conhecendo-me bem, sei que tenho de me controlar. Não salto refeições, como várias vezes ao dia (5 vezes normalmente), mas tento não comer doces sempre que me apetece, não atacar o McDonald's, fugir às pizzas, e de todo aquele rol de alimentos que vocês tão bem sabem. Tento cumprir uma "agenda da alimentação" (nas alturas em que ando mais controladinha!) durante a semana que me faz sentir muito melhor. Estabeleci para mim que durante a semana tento comer de forma saudável e fazer desporto para no fim-de-semana poder estar um bocadinho mais "livre". Claro que isto é por fases, mas por agora está a correr muito bem :) E depois sentimo-nos melhor com nós próprias, por conseguirmos cumprir o plano que traçámos. Comer bem é a base da nossa vida para estarmos em harmonia connosco, com o nosso corpo e com o mundo. Quando cumprimos isto é como se fosse uma bola de neve, tudo se começa a desenrolar em harmonia. É um jogo em que ganhamos muito.
 
 

5 comentários:

  1. E assim é que deve ser :) Alimentação regrada, comer de tudo um pouco sem abusos ;)

    Beijinho*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso mesmo Pretty in Pink! Assim custa menos e os resultados são melhores. Acho que o importante é aprendermos a comer :) beijinho!

      Eliminar
  2. Confesso que gosto de comer um pouquinho de tudo, sem exagerar nas quantidades, mas não me privo de nada


    www.tarasemanias.pt

    ResponderEliminar