12.11.14

O meu segredo: Fui Estudante de Economia

Eu me confesso, fui estudante de Economia. Podia ter um segredo bem mais interessante, eu sei, e acredito que este não vos aquece nem arrefece nem um bocadinho, mas ainda assim quis partilhar convosco esta revelação bombástica, digna de concorrer com a famosa cena do Star Wars (já me estou a imaginar: "Luke, I have a degree in Economics"). Eu não vejo mortos, não fui sequestrada e explorada por uma seita, não tenho um fetiche com a Teresa Guilherme e não sou bi/homo/transexual. Bem sei que o meu segredo fica muito atrás dos segredos dos concorrentes da Secret Story 5, mas não penso que deva ser menos valorizada por ter um segredo menos forte. E agora que já vos revelei a bomba, passo a falar-vos desta minha experiência.

Eu fui orgulhosamente estudante de Economia no ISEG, aquela bela instituição que todos vocês devem, ou deveriam se fossem cidadãos atentos, conhecer. Durante os meus 3+1 anos de licenciatura foram múltiplas as capacidades que desenvolvi e as competências que adquiri. Se não conheciam o ISEG pela sua notoriedade no ensino de excelência que pratica, certamente deverão conhecer a renomada instituição pelas óptimas farras que dava (e ainda dá), conhecidas pelo nome "O Gordão". Não sei se o pioneiro da organização desta patusca festa era realmente um estudante gordo mas foi esse o nome que ficou e pegou. O Gordão foi onde (também orgulhosamente) passei muitas horas daqueles quatro anos. No Gordão ri, chorei, aprendi a guardar segredos (ui, tantos!), aprendi que não se pega no copo com a mão direita sem que hajam consequências. Muita aprendizagem portanto.

Voltando ao curso de Economia (caramba tantos desvios, peço desculpa), depois de muitas matemáticas, estatísticas, econometrias, micros e macroeconomias, a sensação que fica é que estudar economia é assim como estar preparado para o tudo e para o nada. Para a guerra até. É um curso que nos mune de ferramentas para nos encaixarmos basicamente onde quisermos no mercado de trabalho. E quem fala de Economia diz o mesmo de Gestão. Ah e tal há uma vaga para a Contabilidade, és de economia? Boa! Ah e tal surgiu uma oportunidade de emprego num zoológico na Austrália para dar comida a golfinhos, és de Economia? Então com 2 semaninhas de formação deve dar! Área financeira? Boa! Gestão hoteleira? És de Economia? Boa! Área do imobiliário? Com o curso de Economia anda daí! Gostas de escrever? Se és de Economia podes ser jornalista! E bem que podia continuar, mas não vou. Basicamente os alunos de Economia com uma "formação" de duas/três semanas podem encaixar-se em todo o lado. Mentes brilhantes que ali se formam. Qualquer dia com a falta de médicos até nos hospitais (rezo para não apanhar nenhum economista de seringa em punho!).

Eu tenho noção de que os economistas e gestores têm consciência disto, apesar de não saber se o resto das pessoas tem a mesma percepção. Eu acho que quem não estudou estas áreas tem a ideia que no curso nós aprendemos TUDO sobre a atualidade económica do país e do mundo assim em particular, porque depois aprendemos muito mais coisas gerais. Detesto quando estou num sítio qualquer como o trabalho, jantares de amigos, jantares de família (tipo reunidos à mesa na ceia de Natal) e alguém solta a típica frase "Óh o-meu-nome, tu que és economista diz-me lá o que pensas sobre a atual situação do país/recuperação económica/emprego/preço do peixe na doca da Trafaria". 
Ponto de ordem à mesa: Eu não sou economista, eu sou de Economia. O que aprendemos lá não faz de nós automaticamente economistas cheiooos de sabedoria e experiência de vida, é preciso trabalhar como tal, na área, durante anos para alguém se poder afirmar como economista, mas isto é só a minha opinião. É assim tão difícil de perceber? O que aprendemos no curso é teoria, são curvas, gráficos e equações que permitem realmente retirar conclusões sobre modelos económicos estáticos que têm por base as expectativas racionais dos agentes económicos e que, por isso, não são realistas. Como sabem, na realidade os agentes económicos são claramente irracionais e por isso não dá para prever como nos caderninhos o seu comportamento.

Eu só vos digo uma coisa, tremo de pânico quando ouço esta frase, já sei que vem aí uma pergunta que eu não vou saber responder.

Resumindo e concluindo, meus caros, isto é que é preparar pessoas para a vida. Se conhecem algum curso que melhor prepare os seus pupilos para os dog years que se seguem à faculdade, digam-me e eu rendo-me. Estudar Economia dá-nos uma capacidade de encaixe incrível. Vou mais longe e digo-vos até que acho que nos dá skills para nos adaptarmos a outro planeta caso fosse necessário.

Concluindo e brincadeiras à parte que isto aqui é tudo gente séria, eu gostei mesmo de ter frenquentado esta instituição de ensino que considero, de facto, uma boa faculdade. Como em todas, lá tem os seus ratos velhos e antidemocratas que teimam em não largar o osso e gostam de sabotar os esforços dos inocentes alunos. Tirando isso, foram quatro anos maravilhosos, repletos de camaradagem, muitas amizades construídas que ainda hoje sobrevivem (passados tantos anos, 4!) e muitas lições aprendidas.

O meu obrigada ao ISEG. Obrigada aos amigos que lá fiz pelos momentos que passámos e continuamos a passar juntos. Agradeço também aos concorrentes da Casa dos Segredos a inspiração que me deram para este texto. Tudo começou com eles.


P.S.- Recomenda-se uma moderada dose de humor na leitura e interpretação desta prosa.

24 comentários:

  1. Tanta prosa será desdém comparar com a casa dos segredos... Parabéns pelo texto.

    ResponderEliminar
  2. Que texto tão bom :D
    Os anos da universidade nunca se esquecem :)

    http://princesasemtiara.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! :) é mesmo verdade, foram anos fantásticos para mim!

      Eliminar
  3. Adorei o texto Manjerica! muito bom e como eu te compreendo!! Quanto ao ISEG, assino por baixo, adorei a faculdade, as pessoas, as festas e as amizadas que daí ficaram ;) keep going!

    ResponderEliminar
  4. Excelente texto amiga iseguiana! :)

    ResponderEliminar
  5. Secalhar devia voltar à faculdade. Já que o mundo do trabalho não é para si. Em vez de estar a ocupar as horas de trabalho com o seu ''hobby'' deveria ponderar outra carreira. Entenda como quiser.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em nenhum momento do texto escrevi que o mundo do trabalho não era para mim e que queria voltar à faculdade. Cada coisa no seu tempo certo, o tempo da faculdade para mim já foi. Como eu ocupo o meu tempo já é uma questão que só a mim diz respeito, tal como o Anónimo ocupa o seu. Obrigada e volte sempre!

      Eliminar
    2. vamos arriiiibaaaa , tu primero fan celoso! um verdadeiro anonimo. beijao guapi

      Eliminar
  6. Essa faculdade deve ser uma boa instituição de ensino, só li elogios a tal!! Boa economista!! Bom texto.

    Bjosss e boa semana,
    http://blogdmulheres.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! :) a faculdade é muito boa, guardo muito boas recordações.
      Beijinho e boa semana!

      Eliminar
  7. Que ótimo texto. Humor n a medida certo. Uma delícia de ler. Parabéns pelo blog, amiga. Um beijo
    www.iamcamilakellen.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada! :) fico contente quando gostam de ler o que escrevo, é sempre bom receber estes elogios de encorajamento! :) Beijinho *

      Eliminar
  8. Desde já, tiro-te o chapéu. Ok, não é digno de secret story, mas para mim é um grande quebra cabeças. Ainda hoje não sei como é que alguém suporta tirar um curso desses - eu sou de artes, por isso essa área para mim é uma incógnita.

    É verdade que os meus amigos de gestão e economia têm um lugar no mercado de trabalho. TODOS. Parabéns pela tua conquista e que nada te falte :) (ao contrário de mim, que isto na minha área não é fácil).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eheh obrigada! Não há nada que tirar o chapéu, quando te vês lá dentro fazes e pronto! É como em todos os desafios, não se pode pensar muito! ;) hoje em dia já não estão garantidos assim tantos "bons empregos" na área. Como em todas, também está mais complicado. E dado que a área que eu gosto mesmo é a da comunicação, tenho andado a saltitar entre estes dois mundos! Tudo de bom para ti também, um beijinho :) *

      Eliminar
  9. Bemm que toda a gente escrevesse textos tão interessantes como este inspirados na Casa dos Segredos =P

    Beijinho*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Pretty in Pink! E pela paciência de ler até ao fim :) eheh *

      Eliminar
  10. Gostei muito da forma como escreveste


    www.tarasemanias.pt

    ResponderEliminar
  11. E assim se escreve e relata algo que nos cativa, sem que tal implique esfreganços, troca de líquidos e asneiras [leia-se casa dos segredos].

    ResponderEliminar
  12. Vim parar ao teu blog por acaso, e só para ler este texto já valeu a pena ahah. Não estudo economia, mas sim informática e também recebo as mesmas conversas da parte de vizinhos e familiares "olha tu que percebes de computadores, instala-me aqui o office" ou "a minha net não dá, é porquê?". Por acaso até sei resolver uns problemas (principalmente problemas com a internet, que normalmente se resumem ao cabo não estar ligado), mas andar neste curso não me faz uma expert em tudo o que é computadores. Vá se lá perceber estas ilações que as pessoas tiram.
    Parabéns pelo texto e pelo curso, iseguiana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Marie :))! Fico mesmo contente por "ouvir" essas palavras. Pois com informática imagino que também se passe o mesmo! É a nossa sina, vamos levar com essas perguntas até ao final da vida! :p

      Eliminar