23.1.16

Uma noite na Gare do Oriente

Hoje foi uma noite diferente. Saí do trabalho e encontrei-me com duas amigas para cumprirmos o que tínhamos em mente para esta noite. A distribuição de bens (alimentos e agasalhos) pelos sem abrigo na Gare do Oriente. Apesar de já ter tido no passado outras experiências de voluntariado, há muito tempo que não participava numa boa causa destas e, no caso concreto da distribuição de bens de forma direta, nunca tinha participado. A estreia foi esta noite e a sensação irá ficar gravada na minha memória certamente. 

Estavam envolvidas nesta causa algumas pessoas que levaram bens e ficaram, como nós, a ajudar na distribuição. E começámos um a um, a passar por todos os sem abrigo que estavam deitados nos bancos da Gare - "Boa noite, quer leite? E com chocolate?". Homens mais velhos, mais novos, casais de namorados, mulheres sozinhas...encontrámos o mundo ali. E a confusão que me fez, o aperto no coração, quando ao falar com algumas pessoas me pareceram tão iguais a mim. Um mês na rua e eu estava igual. Tinham educação, sabiam falar, recusavam o leite em excesso com a honestidade de quem já tinha o suficiente para o seu próprio consumo. Não vi maldade, não vi perigo, não vi egoísmo. Vi gratidão nos olhos daquela Gare. Comoveu-me pensar que a vida às vezes é dura de mais e nos pode mandar ao chão sem que estejamos a contar com isso e preparados para fazer frente a alguma coisa.

Senti que foi um momento de "regresso às origens". Ao que é realmente importante. Somos uns sortudos e a maior parte do tempo nem nos apercebemos disso e queixamo-nos de tudo o que não temos.

Uma experiência a repetir e aprofundar, sem dúvida.

Beijinhos,



2 comentários: