7.10.14

Depressão

 
 

Hoje venho falar sobre a depressão. Esta é uma palavra pesada da qual a maioria de nós tem tendência a fugir e evitar, muitas vezes por não sabermos bem do que se trata e também devido ao estigma que ainda existe em torno da mesma, que faz sentir quem passa por ela uma pessoa "fraca". Nada mais errado.
 
Ainda existem muitos estigmas em torno do que é a depressão, de como nos afecta, de quem pode ser afectado por ela e dos seus efeitos. Perante isto, quem se sente desta forma muitas vezes não recebe o acompanhamento e apoio que precisava, devia e merecia. Já tive pessoas tristes à minha volta, com os problemas que a vida traz, mas nunca lidei de perto com a depressão. Ouvimos dizer às vezes que X está triste ou Y anda muito em baixo, mas fico com a sensação de que nunca se dá a devida atenção e importância a quem está a passar por isto, deixa-se passar, espera-se apenas que a tristeza passe. E muitas vezes a tristeza simplesmente não passe assim, sozinha e com o tempo. Muitas vezes é mesmo necessário tratamento e acompanhamento médico, procurar ajuda profissional, falar com um psicólogo, seguir uma medicação prescrita por um profissional que sabe exatamente o que temos e como podemos melhorar. Eu acredito na ajuda destes profissionais e acho que quando é necessária pode ser essencial e fazer a diferença para ultrapassarmos determinadas situações. Às vezes conversar com amigos, sair, fazer exercício físico, não é suficiente. Claro que numa fase posterior, quando a pessoa já se sente melhor, estas atividades são boas para manter o bem-estar físico e psicológico, essencial para nos sentirmos bem com a nossa vida.

Acho importante avivar esta consciência coletiva do que é a depressão, estarmos mais alerta para podermos acompanhar e dar apoio aos nossos familiares e amigos que possam um dia atravessar este deserto. Este "cão preto" pode aparecer a todos, a qualquer momento, e é importante sabermos lidar com isso e termos à nossa volta pessoas que também saibam, para tudo ser mais fácil e seguro.
 
Acima de tudo, penso ser importante apagar o estigma social que existe à volta da depressão. Tenho muito carinho por quem passa por isto, faz o que tem de ser feito, assume o seu estado e pede ajuda, conseguindo depois ultrapassar e retomar a sua vida de forma consciente. Tenho muito carinho e respeito por este estado de consciência que leva as pessoas a pedirem ajuda. Infelizmente, nem todos os que estão mal conseguem percebê-lo, e há muitas pessoas por aí a viverem deprimidas toda uma vida por nunca terem procurado ajuda, por acharem que não precisam, por não terem consciência da sua situação, por não terem suficiente amor à sua vida para lutarem por si.

Por isso, quem luta por si e procura melhorar, é mais forte do que pensa. Para mim, estas são as verdadeiras pessoas fortes. As que caem com força e se levantam com coragem e trabalho, com determinação de tomarem novamente as rédeas da sua própria vida.
 
Um beijinho de admiração a todas as pessoas que estão neste momento a passar por isto.
 
Um beijinho especial a uma pessoa que me é muito querida e está a lutar por si.
 
"No final tudo acaba bem certo, e se ainda não está tudo bem é porque ainda não acabou".
 






6 comentários:

  1. A verdade é que ainda há muito quem não entenda, que o cérebro é um orgão como outro qualquer.
    De vez em quando falha, mas há logo é a ideia que se está 'doida'.
    Que isso não é doença


    Sónia
    www.tarasemanias.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade. Acho que é um dever de todos nós contribuir para a evolução da consciência colectiva (cívica e humana) no sentido de encarar a depressão como uma doença como outra qualquer, só que neste caso afecta o cérebro. Há pessoas que se constipam com muita frequência, há pessoas que têm pneumonias. Há quem parta braços e pernas. E não há estigma nenhum em relação a todos estes "acidentes de percurso". Com a depressão deverá ser igual.

      Eliminar
  2. Conheço essa doença bem de perto e realmente só quem lida com ela parece entende-la em pleno...uma pena!

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  3. Andava por aqui a passear e so li agora este texto. Ta mto especial. És linda :)

    ResponderEliminar
  4. Sem palavras...
    Aqueceu-me o coração!
    Beijinho também para ti.

    ResponderEliminar