4.11.14

Ainda sobre Bruxelas

Ontem mostrei-vos fotografias, hoje falo-vos um bocadinho da cidade. A Bélgica, e a cidade de Bruxelas em particular, não era um destino que tivesse imensa curiosidade em conhecer, apesar de ainda estar para vir o destino de viagem ao qual eu vou dizer que não. Adoro viajar e conhecer novos sítios, pessoas e culturas, nas mais diversas modalidades de viagens. Tanto gosto de pegar numa mochila e andar um mês a viajar pela Europa (o meu querido Interrail), como partir para a Ásia com muito pouco em modo de voluntariado, como também ficar hospedada num hotel no centro da cidade e andar apenas e passear. Esta viagem foi este último caso, just for fun! Mas como vos dizia, Bruxelas ficou "a caminho" do verdadeiro destino desta viagem, Paris. Não ia de propósito apenas a Bruxelas, penso que não é cidade para isso, se quiserem conhecer aconselho-vos a passarem por lá 1 ou 2 dias mas sempre a caminho de outra cidade/país.

Esclarecida esta primeira parte, let's talk about business! Assim que cheguei senti logo um frioo de rachar, daqueles que entram ossos adentro e nos fazem gelar as extremidades (entendam-se mãos, pés e nariz). Desses mesmo! Sem agasalhos e preparos para o frio, comecei logo a planear que teria de começar a manhã do dia seguinte com umas comprinhas de necessidade. Entre uma manta e umas camisolas quentinhas, descobri os meus New Balance numa montra pero da Grand Place. Apaixonei-me, entrei, experimentei e trouxe-os logo comigo! Calcei-os de imediato (dado que apenas tinha levado calçados uns botins com um saltinho) e calcorreei a cidade o resto da tarde bem mais confortável. São mesmo um miminho de conforto!

Bruxelas estava cheia de turistas, muitos mesmo, ao ponto de eu querer pedir indicações e só me cruzar com turistas. Com o céu meio nublado/cinzento com pequenos períodos de abertas e sol, já me disseram que até tive sorte com o tempo. Sobre a cidade, tem alguma monumentalidade relevante e depois a parte dos edifícios da Comissão Europeia, em Schumann. Mas não se entusiasmem muito com a cidade, não é mesmo nada do outro mundo. A parte de que mais gostei foi andar pela cidade perdida, aquelas ruazinhas pequenas e estreitas que dão mesmo para perceber como é a cidade real, a vida que lá existe, como as pessoas vivem. Atenção que se por lá passarem vão cruzar-se com chocolatarias e boulangeries a cada esquina, o que aliado ao frio que se sente se torna muito acolhedor.

Estive lá apenas dois dias mas vi tudo o que era importante logo no primeiro, pelo que posso dizer-vos que um dia chega perfeitamente para verem as principais atrações que a cidade oferece. No segundo dia já foi mais para "viver" a cidade, o que incluiu (naturalmente) mais umas comprinhas. Existem lá algumas lojas que não temos cá, optei por explorar o que tinham e comprei uma sweater linda que diz "We will always love PARIS", totalmente apropriada para o destino que se seguiu.

Tive apenas uma situação bastante desagradável num café, o Cheese Cake Café, um sítio a evitar se forem a Bruxelas! Entrei, sentei-me, pedi uma garrafa de água natural e fiquei a aguardar que trouxessem o meu pedido. Vem um senhor com um copo de água e eu pensei: "realmente estes belgas não pescam mesmo nada de inglês, nunca percebem o que se diz e depois nem perguntam novamente, ficam na deles. Bebo a água e vou embora, pelo menos não gasto 2 ou 3 euros numa garrafa de água aqui". Pois que no caminho para me ir embora fui barrada com uma placagem do empregado que muito ofendido disse que eu tinha de pagar pelo meu consumo. Eu, que já me tinha passado este filme pela cabeça, disse que não tinha tido intenção de consumir e não pagar mas que simplesmenete não sabia que tinha de pagar por um copo de água porque em Portugal não era assim. Caíram-me os restantes empregados em cima, que tinha de pagar porque ali era assim e sem nunca perceberem o que eu dizia! Tentei, sem sucesso, explicar-lhes que queria pagar, que não tinha tido intenção de não pagar e que apenas não sabia que tinha de pagar por um copo de água. Como não me entendiam e já estavam largamente no campo da má-educação, puseram-me a falar com um empregado brasileiro que me disse: "Pois aqui é assim...é o sistema americano". 2,80€ por um copo de água não é o sistema americano, é o sistema dos ladrões.

Superada esta desagradável situação, o balanço da viagem foi sem dúvida positivo! Deixo-vos com algumas fotografias dos meus New Balance fofinhos :D

   


 
 

 

E da conta do copo de água que me deixou (MESMO) muito irritada na altura...


Beijinhos!

4 comentários:

  1. nice shoes...
    where's the button to follow your blog??
    take a look at mine,we can follow each other if you want
    kisses

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hello! I'm trying to understand how can i do that!
      I'll take a look!
      Good luck :)

      Eliminar
  2. Mesmo já tendo passado, é merecedor de uma queixa, nada me convence que seja assim, mas isto sou só eu, o familiar mais próximo da Mafaldinha :-/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois eu saí de lá com os cabelos em pé e a apetecer-me fazer 10.000 queixas do sítio e do tratamento, mas foi no dia em que vim embora e realmente não pretendo mesmo lá voltar...achei que um puxãozinho de orelhas aqui no Blog também ia bem ;)

      Eliminar