14.8.14

Procrastinação, Persistência e muita Paciência

Há uns dias no meio do zapping parei num programa americano sobre os fatores necessários para atingir o sucesso na vida. No tal programa faziam experiências com pessoas que tinham adotado determinadas atitudes e com algumas que não tinham adotado, analisando a seguir os resultados. Confesso que de início não dei muita credibilidade à experiência, mas pouco a pouco começou a cativar a minha atenção. Eram então testadas várias atitudes de pessoas perante diversos cenários. A característica testada que mais me surpreendeu foi a procrastinação.
 
Segundo experiências realizadas, a procrastinação - arte de deixar para amanhã o que pode ser feito hoje - pode ser uma característica determinante para quem deseja ser bem sucedido (quer seja na vida pessoal quer na profissional).
 
A capacidade de adiar no tempo decisões pode mesmo ajudar a melhorar a qualidade da decisão, dado que na altura em que a mesma é tomada a pessoa já poderá ter muito mais informação em seu poder do que se tivesse agido antes. A questão da informação pode alterar tudo. A procrastinação não é, contudo, adiar eternamente, é apenas esperar o tempo certo (e necessário) até que se alcance a máxima informação relevante sobre o assunto em questão.
 
Claro que o "deixa para amanhã o que podes fazer hoje" não se aplica a tudo, mas em questões como abrir um negócio (entre muitas outras) certas informações podem inviabilizar ou alterar o rumo das nossas decisões. Quantas vezes pensamos que se tivessemos esperado mais tempo teríamos tomado uma decisão/atitude diferente? Porque já teríamos mais informação. Neste sentido, a procrastinação pode ser uma boa aliada (quem diria!).

Entre as restantes características referidas, claro está que foram indicadas a persistência (o oposto de não desistir) e a paciência. A primeira (que para mim é, até certo ponto, uma qualidade) é a capacidade de perseguir ideias, ideais, sonhos, até que os mesmos se revelem completamente inviáveis. Esta caracterísitca é altamente necessária para chegarmos onde queremos. E a acompanhar, sugere-se, claro, muita paciência.
 
Sonhem, procrastinem na medida certa e persigam! :)

Sem comentários:

Enviar um comentário