14.10.14

As castas e a Boa Educação

As "castas" (publicamente reconhecidas na Índia e noutros países para os lados do Oriente) são uma coisa que me intriga. É certo que existem e subsistem um pouco por todo o lado sob diferentes máscaras, nuns sítios mais disfarçadamente e noutros assim mesmo à descarada. Deparamo-nos diariamente com "lutas" de poder na sociedade em geral que, de certa forma, são lutas de castas, umas com maior poder que se julgam superiores às outras. Vencem quase sempre as mais poderosas. Sabemos que é assim e com isso até quase que nos resignamos. Mas na nossa vida particular, o caso muda (sempre) um bocadinho de figura. O que eu quero com isto dizer (e para não andar aqui às voltinhas) é que esta forma de estratificação social incomoda-nos muito mais quando nos atinge na nossa vida privada. Na Índia (viagem que fiz e adorei) notava-se de forma vincada o tratamento personalizado consoante o nível em que se encontravam na pirâmide social. Era notório que "os de cima" tratavam pior, de forma progressiva, os de baixo, tanto pior quanto mais abaixo estes estivessem. Era feio, pouco evoluído pensava eu. Fico chateada por perceber que aqui, em Portugal, o meu país que verdadeiramente adoro, passa-se exatamente o mesmo porque na cabeça de algumas (muitas) pessoas existe aquela mania da superioridade típica de quem é pequeno. Nas mentes pequeninas, mesquinhas, mal-educadas, há sempre um cantinho reservado para a mania da superioridade. Ahh como é notória! Atinge-as de forma tão certeira como o barulho do trovão que ouvimos depois de um raio, é que é tiro e queda. É curioso que neste país pequenino todos querem ser grandes. E se repararem, quanto mais pequenas são estas cabeças e menos educação têm, mais inflamada é a sua mania. Ohh santo Deus, é caso para pedir paciência em dose redobrada.

Meus senhores e senhoras, a mania é uma coisa feia, está fora de moda e acima de tudo é reveladora de falta de educação. E quando não existe educação, está o caldo entornado. Aí é que não há mesmo paciência.

Foi só uma reflexão. Os motivos por detrás deste meu desabafo são impróprios para expor em tão belo sítio, sob pena de amanhã receber uma cartinha/telefonema dos RH da xafarica onde trabalho com um convite para não voltar...!

Vou vingar-me no ginásio com muita vontade!

Uma óptima terça-feira!


 

3 comentários:

  1. é o que há mais neste pais. mas tem cuidado. ve la se os tais RH nao vêem este post

    ResponderEliminar
  2. Bem verdade! Infelizmente, acho que isso acontece um pouco por todo o lado. :(

    ResponderEliminar