23.10.14

Decoração de espaços pequenos

Olá Manjericas! Dirijo-me a vocês com um assumido feminino porque parto do princípio de que não irão abrir este post muitos homens. De qualquer forma, para os cavalheiros que vierem cá parar, sejam muito bem-vindos! Na verdade estas dicas dão para todos, quando o espaço é pequeno é preciso pensar em boas ideias para o aproveitar ao máximo. Assim, hoje trago-vos algumas dicas para decorarem espaços pequenos, como quartos, salas, halls, corredores, cozinhas e casas de banho. Como veterana no assunto (dado que vivo numa pequena casinha de bonecas com 47 m2), acho que poderá ser útil partilhar convosco algumas das coisas que fui aprendendo e verificando ao longo deste meu processo de ir-morar-sozinha. Também poderei partilhar com vocês outros ensinamentos da vida a solo que fui adquirindo (e adquiro todos os dias!), mas esses não são chamados para este post.

Ora bem, chegada a uma casa em que o quarto alcança timidamente os seus 8 m2, a imaginação tinha de ser muita. Com a sorte de ter um pai todo engenhocas lá consegui meter tudo o que queria lá dentro. O primeiro passo foi decidir que a cama teria de ficar encostada à parede. Ah e tal que depois não dá muito jeito para fazer a cama, pois mas teve mesmo de ser. E foi a melhor opção. O quarto não tinha roupeiro, por isso aos tímidos 8 metros ainda teria de tirar uns quantos para o encaixar. E eu que já andava a sonhar com charriots há um tempo, encontrei aqui um pretexto perfeito para os ter. Organizei a minha roupa de uso mais corrente em dois charriots lado a lado numa pequena saliência de 1mx1m existente no quarto. Encaixaram na perfeição! Depois optei por prateleiras por cima dos charriots e a toda à volta do pequeno cubículo, quando não existe muito espaço disponível no chão têm de se ocupar as paredes. Ganhei ali imensa arrumação e ficou um cantinho super giro (mostro fotografia composta do meu quarto abaixo para poderem comprovar). Fiz também questão de ter o meu toucador, porém devido à falta de espaço tive de improvisar. Mostro uma fotografia do Ikea com um toucador muito parecido ao meu.

Na sala optei por uma solução que me oferece muitaaa arrumação (que bem preciso!). Dois roupeiros na vertical e um mais pequeno por cima na horizontal. O sofá encaixa por baixo (também mostro fotografia abaixo). Permitiu-me ganhar espaço e arrumação. Escolhi móveis brancos e beges para a casa toda porque sou apaixonada pelo estilo clean que estas cores dão. Adoro tudo branquinho (quando tiver crianças depois se calhar mudo de ideias!). Para o corredor, que é estreito, escolhi um aparador fininho que é também móvel de sapatos. Adoro-o e também o podem ver nas fotografias aqui em baixo.

Portanto, dado que já escrevi muito e este post era sobre dicas de decoração para espaços pequenos, deixo-vos algumas simples que fazem a diferença:

1. Espelhos, muitos espelhos! Os espelhos dão a ilusão de maior dimensão, ampliam o espaço, dão luminosidade, leveza, para além de serem um objecto de decoração com muita utilidade para nós senhoras vaidosas (e para eles também!).

2. Móveis claros e poucos móveis. Um espaço cheio de móveis e coisinhas parece mais pequeno do que na realidade pode ser. As casas querem-se práticas e funcionais, com os espaços amplos e apenas com o necessário.

3. Quando não há muito espaço no chão, ocupem bem as paredes! Pode ser com estantes, molduras, quadros, pequenas estantes com molduras em cima (como eu tenho) sem estarem penduradas na parede, as ideias são muitas!

4. Optem por camas sommier (aquelas que têm um grande gavetão por baixo). Dão muito jeito para arrumar aquelas coisas que não usam muito (como roupa muito específica de estação) e outras a que não precisam de aceder com muita frequência.

5. Pensem em móveis com dupla utilidade, arrumação e decoração, com pouco espaço têm de minimizar.

6. Alegrem-se por terem uma casa pequenina, é mais fácil na hora das limpezas e se a transformarem no vosso cantinho mais que tudo do conforto, não podem experimentar melhor sensação :)

Selecionei algumas imagens de quartos bem pequeninos para tirarem boas ideias de aproveitamento de espaço e decoração. Há umas imagens melhores e outras menos boazinhas, mas a ideia é retirarem o melhor de cada uma e recolherem inspiração para decorarem os vossos pequenos (mas preciosos!) palacetes. Peço desculpa pela qualidade das imagens mas na internet nem sempre é fácil encontrar fotografias com alta resolução
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 






 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Espero que tenham retirado boas ideias para as vossas atuais/futuras mini casas!
 
Beijinhos

2 comentários:

  1. Grandes ideias!! Obrigada Manjerica <3

    ResponderEliminar
  2. Também gosto imenso da decoração em tons brancos.
    As fotos estão lindas. Parabéns pela imaginação na decoração da tua casa. Está muito bonita.

    inmyworldcat.blogspot.pt

    ResponderEliminar