30.7.14

Dia Internacional da Amizade

Feliz dia Internacional da Amizade!
 
Os amigos são a família que nos permitiram escolher. Como é verdade esta afirmação! Os amigos são, sem dúvida, uma das melhores coisas do mundo. São aquelas pessoas com quem podemos contar, confiar, chorar, gritar, e volta tudo ao mesmo. Claro que há vários tipos de amigos. Há aqueles muito resistentes e há aqueles que não resistem a tudo. Mas nisso, como em muitos outros territórios, a vida vai-se encarregando de fazer o processo natural de seleção. Podemos encontrar/fazer amigos em todo o lado. Podem estar na família (pais, mães, irmãos, primos, tios, etc.), podem acompanhar-nos desde o início dos tempos de escola, podem ser de faculdade, amigos de amigos que passam também a ser nossos amigos, podemos fazê-los no trabalho. Basicamente, acho que são uma surpresa boa e podem surgir onde quisermos, sempre que estivermos recetivos a conhecer pessoas.

Existem amigos de 1º, 2º e 3º grau (e por aí fora…). Existem depois, também, aquelas pessoas de quem gostamos muito mas que estamos tão pouco e construímos tão pouco com elas que não lhes podemos chamar amigos. Penso que o importante é saber “dosear” a nossa amizade pelos diferentes “graus” de amizade que temos com as pessoas. Assim, evita-se aquele grande problema que muitas vezes se coloca, o choque das expectativas não correspondidas. Devemos, também, estar preparados para aceitar que mesmo aqueles amigos que consideramos “sagrados”, uma vez, ou outra, vão ter atitudes más connosco, vão magoar-nos. E é destas pessoas que mais nos custa aceitar falhas, o fracasso, porque é com elas que somos mais exigentes (às vezes demasiado), queremos delas um comportamento exemplar, no que a nós toca irrepreensível. Mas às vezes também nós não damos o nosso melhor, e é por isso importante estarmos preparados para saber perdoar (nem tudo é perdoável claro!).

Tenho amigos muito diferentes, de mim e uns dos outros, com gostos, formas de estar, ideias e personalidades bastante desiguais. Tenho amigos que me forçam os abdominais de tanto rir quando estou com eles, tenho amigos com quem adoro conversar, trocar ideias, ouvir, aconselhar, aprender. Outros com quem adoro comer, dançar, cantar, fazer disparates. Sei que com todos eles aprendo. Os amigos são aquelas pessoas com quem nem é necessário falar e está tudo bem. Há aquele entendimento sincero que não nos cansa, não se força, é natural. E os meus amigos sabem que adoro fazer brindes, por isso, um grande brinde a todos eles, acompanhado de um grande beijinho! Estão no meu coração.
 
 
Uma óptima quarta-feira e espalhem abraços! (cuidado com o assédio, é só aos amigos!)

6 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigada best! O nosso dia da amizade são todos os dias! :)) <3

      Eliminar
  2. Os amigos são um tesouro precioso mas infelizmente muitas vezes para conhecermos que são os nossos amigos temos que passar por situações difíceis

    ResponderEliminar
  3. Olá Manjerica! Afinal não te abstraíste do mundo real. Foi um exercício de lucidez mas acredita que podemos achar um melhor caminho. Bob Marley disse "Há quem ame o poder e há quem tenha o poder de amar". Estes dois raramente andam de mãos dadas... Bjs Manjerica :-)

    ResponderEliminar