9.12.15

Diário de uma Noiva (em apuros) #2

Hello! E aqui estou eu a tentar aproveitar uns minutinhos disponíveis para escrever sobre um tema que me tem andado a "atormentar". Se calhar atormentar é um bocadinho exagerado (sóoo um bocadinho =p), mas eu sou uma pessoa que gosta de ter certezas sobre as coisas e a vida em geral (péssimo hábito, eu sei) e quando algo não é absolutamente claro e me deixa com dúvidas e a possibilidade de estar a errar, não gosto muito da sensação. 

Ora então vou começar por vos explicar o objeto deste meu tormento e pode ser que vocês, aí desse lado, até me consigam ajudar e aliviar deste peso. O anel de noivado, em que mão se coloca? Esquerda ou direita? Nas primeiras semanas de noivado andei convencida de que se usava na mão direita e foi assim que o usei, no dedo anelar da mão direita, até que surgiu o dia em que me disseram que não era na mão direita mas sim na mão esquerda. Achei que se tratava certamente de um engano da pessoa e não podia ser na mão esquerda, já que na mão esquerda sabia eu que era a aliança de casamento! E então comecei a investigar, a colocar todas as minhas skills de detective em ação. E não é que não cheguei a grandes conclusões, claras e inequívocas? Pelo que percebi, há países em que realmente se usa na mão direita e outros em que se usa na mão esquerda. Em Portugal não percebi muito bem, já que há páginas na net que dizem uma coisa e outras que dizem outra. Li que na mão direita é a aliança de namoro (btw, hoje em dia acho uma piroseira mas já quase todos quisemos/cedemos a usar uma nalgum momento da nossa vida...!), e na mão esquerda é a aliança de noivado. Depois no próprio dia do casamento é que se troca a aliança de noivado para a mão direita para facilitar a vida ao noivo no momento de colocar a aliança de casamento, e mais tarde há quem use estas duas alianças juntas na mão esquerda, o anel de noivado em baixo e a aliança de casamento por cima. Por outro lado, também li nalguns sites que o anel de noivado era na mão direita e ponto final, o que impossibilitou a reunião de informação clara e precisa sobre "em que mão se usa o anel de noivado em Portugal". 

Fiquei, portanto, sem saber ao certo, mas no meio de toda esta pesquisa acabei por ler um argumento para usar o anel de noivado na mão esquerda que me convenceu: por estar mais perto do coração. E assim está desde então. Já o mudei de mão e a partir de hoje anda comigo na mão esquerda. <3

O que sabem vocês sobre isto?

Beijinhos de uma Manjerica um pouco mais calma :)





6 comentários:

  1. Eu usei na Direita.. Também ouvi várias teorias.. Mas a mão esquerda é só quando for a de casamento.. Até porque no dia do casamento tens a de comprometida no lado direito ☺️👰🏻

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, as teorias dividem-se! Eu tenho andado a variar mas gosto que fique mais perto do coração...eheh. No dia do casamento é que tem de estar na mão direita para o dedo da mão esquerda estar livre e desimpedido para receber a aliança! Até lá vou variando =)

      Eliminar
  2. Eu usei e uso na mão esquerda juntamente com a aliança. sempre vi assim :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois eu li em vários sítios que era realmente na mão esquerda...mas sinceramente tenho andado a alternar, consoante a mão que me dá mais jeito! =) ele é tão lindo que fica bem em qualquer dedo :D beijinhos!*

      Eliminar
  3. O anel de noivado funciona como uma aliança de compromisso que habitualmente se usa na direita.
    Após a cerimonia do casamento, podes colocar o anel de noivado sob a aliança. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Joana eu agora ando numa de alternar :) ora uso na direita, ora uso na esquerda, o importante é estar sempre em destaque e eu sempre a vê-lo bem :) eheh. beijinho! *

      Eliminar