1.9.14

A importância de usarmos protector solar

O uso de protecção solar é um assunto largamente menosprezado pelos mais jovens. Vejo pelos meus amigos, na confortável casa dos vinte, que não se liga muito a estas questões do envelhecimento da pele, é comum pensar-se que "está muito longe e demora muitos anos a chegar". Só que isto não é verdade.

Eu tenho pele morena, não super morena mas morena, o que poderia ser uma vantagem por estar mais preparada para "receber" sol do que uma pele branquinha. Considero que os meus pais sempre tiveram cuidados comigo, desde pequena, no que toca à exposição solar, tanto quanto às horas em que apanhava sol, como quanto ao uso de protecção solar elevada. No entanto, ao longo dos anos, fui apanhando muito sol, e à medida que fui crescendo comecei a ir para a praia com amigos e a apanhar sol por conta própria (muitas vezes sem os devidos cuidados!). Apesar dos constantes alertas (sermões!) do meu pai sobre os riscos do sol e a importância de me proteger dos raios solares, muitas vezes confesso que não liguei como devia, e quase sempre me queimei (literalmente).

Apesar de a partir dos 21, 22 anos ter começado a preocupar-me mais e a usar protector com FPS 50 no rosto, precisamente para prevenir o aparecimento de manchas e o envelhecimento precoce da pele, já noto algumas alterações na pigmentação da minha pele nas zonas em que apanhei mais sol e onde, por descuido, cheguei a apanhar uns escaldõezitos. Estas manchinhas (no nariz, no meu caso) só se notam no Verão, depois de já ter apanhado sol e da pele estar pigmentada. No Inverno acabam por "desaparecer" totalmente, não se notam. Isto faz-me pensar nos danos que o sol provoca, efectivamente, na nossa pele. E não demoram assim tanto a chegar. E estes, são  os danos visíveis, não esquecendo porém que há também aqueles que só se manisfestam com o passar dos anos, muitos anos, e podem ser bem piores.

O sol pode mesmo ser um veneno quando não temos certos tipos de cuidados. É importante respeitarmos as indicações dos médicos e do pessoal especializado e retirarmo-nos do sol nas horas de mais calor (entre o 12h e as 16h), optarmos por uma esplanada à sombra, uma sesta, qualquer coisa que nos proteja desses raios solares que não nos fazem bem nenhum.

Acho que este vídeo está óptimo e nos faz repensar a nossa atitude perante o sol. Este fotógrafo mostra a algumas pessoas como é que fica a sua própria pele sob a luz ultravioleta, que expõe todos os danos causados pelo sol.

Eu fiquei arrepiada. Se já tinha alguns cuidados com a exposição solar, vou com certeza continuar a tê-los e até reforçar alguns.

Ora confiram:


http://www.brainstorm9.com.br/51065/web-video/fotografo-mostra-como-o-sol-afeta-nossa-pele/

Boas férias para quem ainda está (como eu) a desfrutar delas e usem protector solar!

Beijos :)

Sem comentários:

Enviar um comentário