11.12.14

Benefícios da Aveia

Depois de me ter aventurado nas papas de aveia, fiquei curiosa quanto aos seus benefícios. Quando era mais nova (vá, confesso que ainda agora faço isto) sempre que experimentava um alimento novo (ou só sempre que me apetecia) perguntava à minha mãe "isto faz bem ao quê?", exigindo sempre uma resposta minimamente satisfatória. Se uma pessoa está a comer uma coisa gosta de saber ao que é que faz bem, ainda hoje esta ideia me faz imenso sentido. Principalmente quando estou a comer alguma coisa de que nem gosto muito! Então depois de alguma pesquisa, descobri que a aveia é boa para duas situações: ganhar massa muscular e perder peso.

A aveia é um cereal rico em fibras e possui também uma grande quantidade de proteínas, vitaminas, lípidos e minerais. As fibras solúveis presentes na aveia, conhecidas como Beta-glucana, são responsáveis pela sensação de saciedade que este cereal provoca, dado que retarda o esvaziamento gástrico, o que ajuda no controle de peso. A aveia também tem capacidades antioxidantes que ajudam na prevenção do aparecimento de doenças imunológicas, gastrointestinais, metabólicas e cardíacas. O consumo regular da aveia também fornece mais energia ao corpo, regula a função intestinal, a hiperglicémia (excesso de açucar no sangue) e reduz os níveis do mau colesterol no sangue (LDL).

Para mais informações o melhor é consultarem um especialista na matéria (que eu não sou), mas acreditem nos benefícios deste cereal porque são mesmo muitos.

Escolham bem o que comem! :)

Beijinhos

Sem comentários:

Enviar um comentário